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“Diálogos sobre o Planserv”

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O evento “Diálogos sobre o Planserv” promovida pelo o Fórum dos Técnicos (UNEB, UEFS,UESC, E UESB), aconteceu na tarde de terça-feira (27), no Teatro da Uneb, Campus I.  Com o objetivo de esclarecer o que de fato vem ocorrendo com o plano, o Fórum convidou a coordenadora geral do Planserv, Cristina Teixeira Cardoso para um bate papo com os servidores públicos e sindicalistas, a fim de apresentar as mudanças que estão sendo feitas para melhorar e qualificar o atendimento aos 511.745 mil beneficiários atendidos entre capital e no interior. 

Cristina Cardoso, iniciou apresentando a trajetória da reestruturação do plano com medidas de gestão de que vão garantir a manutenção do equilíbrio financeiro, através de um teto contratual com os prestadores de serviços; as medidas estrutural no apoio operacional e mudanças de sistema, com base no programa de Prevenção  Doenças e Promoção da Saúde, criado para um acompanhamento continuo do beneficiário .Com isso, o sistema foi aprimorado e os beneficiários e prestadores de serviços passaram a contar com atendimento online, aplicativos com cartão virtual disponível na loja virtual Google Play (para o sistema Android) e AppStore (para o sistema iOS), novo site que já está no ar e a central de relacionamento com atendimento 24h. 

Sobre os tetos orçamentário (COTAS) e atendimento no interior, a coordenadora esclareceu que estão sendo adotado medidas para melhorar a comunicação com os prestadores credenciários e os beneficiários, a fim de garantir a distribuição adequada dos recursos e assim, obter uma maior rede de atendimento e especialidade necessárias para cada sub-região. E ressalta também, a importância de o servidor recorrer e questionar ao Planserv sobre os problemas enfrentados no momento do acesso ao plano. “As cotas não são medidas de redução do sistema, com medidas de restrição ao acesso. Espero contar com o servidor para saber o que está acontecendo lá na ponta. É muito importante que cada servidor/beneficiário pergunte ao Planserv qual o problema”, firmou Cristina.

Os servidores presentes puderam contar com circuito de saúde do programa “Sou Mais Saúde”, por meio de aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, cálculo de IMC, verificação de circunferência abdominal, teste de glicemia, orientações nutricionais e da prática de exercícios. “O programa sou mais saúde tem o foco na prevenção e na promoção de agravos. Onde vão acontecer tele mapeamentos, a fim de conhecer a população do Planserv e a partir daí elaborar uma linha de cuidado prescrita para o usuário” explicou Adriana Kramm, coordenadora da Atenção Integral à Saúde da empresa Qualirede contratada para comandar processo de “modernização e fortalecimento” do plano.

O evento contou com a presença de representantes de grandes entidades como Fetrab, Sinpojud, Aduneb, CTB, APLB e Sintag. 


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