cadastre-se

Cadastre seu email e receba novidades

Facebook

Evento

AFPEB: 100 anos de luta aguerrida em defesa do serviço público!

AFPEB: 100 anos de luta aguerrida em defesa do serviço público!

AFPEB: 100 anos de luta aguerrida em defesa do serviço público!

AFPEB: 100 anos de luta aguerrida em defesa do serviço público!
A diretoria do Sindsaúde-Ba parabeniza a Associação dos Funcionários dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (AFPEB) pelos 100 anos de fundação, comemorado no dia 20 de agosto. Fundada em 1918, a entidade é a mais antiga associação representativa da categoria em atividade em todo país.
 
Nesses 100 anos de existência, a AFPEB acompanhou os principais eventos históricos, atuando com destaque em vários momentos. Viu as mulheres ganharem direito ao voto em 1932. Presenciou a criação do Estado Novo em 1937; o início e o fim da ditadura militar; o movimento “Diretas Já” e a promulgação, em 1988, da atual Constituição Federal.
 
Na sua sede, sempre abrigou diversos movimentos classistas não somente de servidores, mas dos mais diversos setores trabalhistas, que reivindicavam  direitos para os trabalhadores e também liberdade política.  Durante o seu centenário a AFPEB sempre esteve atenta às ameaças do governo aos direitos dos servidores públicos, encampando diversas lutas como a reivindicação do pagamento da URV aos servidores, direito reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 
A atuação da AFPEB também foi imprescindível no cenário político e econômico nacional, lutando contra a aprovação da reforma da Previdência Social, conta a terceirização irrestrita, PEC do teto de gastos, que congela investimentos em saúde e educação.
 
Para comemorar a importante trajetória de 100 anos da AFPEB terá uma programação. Uma Sessão Especial em homenagem ao centenário da AFPEB, presidida pela vereadora de Salvador e diretora licenciada do Sindsaúde-Ba Aladilce Souza, será realizada no dia 17 de agosto (sexta-feira), das 18h às 21h. No dia 20 de agosto, haverá uma missa no Mosteiro de São Bento, às 10h e homenagens no Cerimonial Rainha Leonor, na Pupileira, às 18h.
 
A presidente do Sindsaúde-Ba, Ivanilda Brito destaca que a AFPEB é uma grande parceira do Sindsaúde-Ba e todo o funcionalismo público, tendo um importante papel na luta pela qualidade do Serviço Público e manutenção dos direitos conquistados pela categoria. “Parabéns a toda a diretoria da AFPEB, em especial ao presidente Drº Armando Campos, por conduzir  de forma democrática esse “quartel general” que acolhe as entidades para organização e enfrentamento das lutas em defesa dos trabalhadores”, afirmou.
Fonte: Sindsaudeba

Deixe seu comentario:


Todos os direitos reservados à FETRAB